Arquivos de fotografias e literatura: Pensar as ruínas e ecossistemas das imagens
O curso será dirigido a artistas, fotógrafos e pesquisadores interessados em trabalhar com a produção artística baseada em arquivos fotográficos, tendo como perspectiva o pensamento acerca da “ecologia” das imagens. Os processos de trabalho e criação ao longo dos encontros irão privilegiar a reciclagem de arquivos, sejam aqueles retomados do esquecimento da própria produção, dos acervos de família, de outros fundos ou recolhidos de descartes. A intenção é dar relevo aos ecossistemas das imagens, suas sobrevivências e outras vidas que emergem em produções artísticas contemporâneas.
Para tanto, o curso envolverá a leitura orientada de determinadas obras da literatura, filosofia e antropologia como base para criar provocações para o processo de criação de projetos. Esse momento será acompanhado do trabalho com re-fotografias, montagens e remontagens de imagens e outras formas experimentais de criação com arquivos. As produções geradas ao longo do curso terão como finalidade a curadoria de exposição coletiva dos resultados a ser definida com o grupo.
Bibliografia inicial:
BÉRTHOLO, Joana. Inventário do Pó: Estudos para a makina de produzir desertos. Alfragide: Portugal: Editorial Caminho, 2015.
BRIDLE, James. Maneiras de Ser: Animais, plantas, máquinas: a busca por uma inteligência planetária. São Paulo: Editora Todavia, 2023.
LARIOS, Shaday. Archivo de la delicadeza Ediciones La uÑa Rota. Agencia El Solar. Detectives de objetos, 2023.
TSING, Anna. O Cogumelo no fim do mundo: sobre possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. São Paulo: N-1, 2023.
Período: curso quinzenal, às terças-feiras, das 18h00 às 20h30
18 encontros, de março a outubro (exceto o mês de julho) de 2024
Investimento: R$ 750,00 (mensalidades de março a outubro). Pagamentos até o dia 05 de cada mês.
Local/Modalidade: Ateliê Avenida Cerro Corá, 585 – São Paulo
Encontros presenciais com transmissão remota (híbrido)
Inscrições: contato@fotoeditorial.com