HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA: TEXTOS-CHAVES

AULAS COM DANIEL JABLONSKI

CURSO QUINZENAL ÀS QUINTAS-FEIRAS
SEGUNDO SEMESTRE DE 2019

Seguindo a linha que marca os cursos do Ateliê Fotô, no qual a produção criativa dos fotógrafos anda em paralelo com um arcabouço histórico e conceitual, nesse segundo semestre oferecemos o curso HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA: TEXTOS-CHAVES, ministrado pelo artista e filósofo Daniel Jablonski. O curso é orientado tanto para fotógrafos, como pesquisadores em geral interessados no tema.

Programa:

Na forma de um grupo de estudos intimista, o curso pretende oferecer os instrumentos conceituais necessários a um embate direto com textos-chave da história da fotografia. Tomando por bibliografia de base o compêndio Ensaios Sobre Fotografia: De Niépce a Krauss [Org. Alan Trachtenberg, ed. Orfeu Negro, 2013], serão lidos em sala de aula textos fundamentais de dois grandes períodos do dispositivo: a saber, o de sua invenção e popularização, de meados do século 19 até a virada do século 20; e, em seguida, o de sua consolidação como forma de arte, entre 1900 e 1950. Entre os autores estudados estão nomes como Edgar Allan Poe, Henry Fox Talbot, Charles Baudelaire, Berenice Abbott, Alfred Stieglitz, Laszlo Moholy-Nagy entre outros…


Daniel Jablonski é artista visual, professor e pesquisador independente. Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, investiga o lugar do indivíduo na formação de novas mitologias e discursos do cotidiano.

Suas obras já foram vistas em exposições individuais e coletivas no Brasil e na América Latina, notadamente no Instituto Tomie Ohtake, no Centro Cultural São Paulo e no Paço das Artes (SP), no Espaço Cultural do BNDES (RJ), na Fundação Iberê Camargo (RS), bem como na Universidade Torcuato Di Tella (Buenos Aires) e na Fundación ArtNexus (Bogotá). Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções e ensaios, podem ser encontrados em revistas de literatura, como Serrote (Instituto Moreira Salles), revistas de arte como Amarello e Octopus Notes (Paris), e ainda publicações acadêmicas, como Concinnitas (pós-graduação em artes UERJ) e Poiésis (pós-graduação em filosofia UFF-Rio).

Nos últimos anos, ganhou vários prêmios em feiras de arte e salões nacionais e foi indicado para um dos mais prestigiados prêmios de arte do Brasil, o Prêmio PIPA, bem como o Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO). Foi também premiado com uma residência no Lugar a Dudas em Santiago Cali, Colômbia, pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), onde lecionou por quatro anos.

Atualmente vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo e leciona no Museu de Arte de São Paulo e no Ateliê Fotô site: www.danieljablonski.org

DESCRITIVO DO PROGRAMA

Local: Ateliê Fotô – Rua Paulistânia, 90 – sala 72, Sumarezinho, São Paulo – ao lado do metrô Vila Madalena
Telefone: 11 4305-8022
Período: De 12 de setembro a 05 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 22h.
Investimento: R$ 900,00 em três parcelas de R$ 300,00. O pagamento deve ser por depósito bancário ou cheque.
Inscrições: contato@fotoeditorial.com.br ou no fone acima com Raquel Santos