O Ateliê Fotô lança no segundo semestre desse ano o curso de VIDEOARTE com o intuito de estimular fotógrafos e outros interessados a descobrir o universo dessa linguagem, como forma de potencializar a expressão autoral e artística. Nos últimos anos os fotógrafos de instantâneos passaram a conviver cada vez mais com imagens em movimento, criando um vocabulário mais complexo em suas narrativas. Propomos com esse curso uma temporada de encontros dedicados ao estudo e à experimentação. Para esses experimentos propostos pela artista e pesquisadora Anna Costa e Silva o participante poderá usar qualquer tipo de câmera, incluindo aparelhos celulares.
PROGRAMA
Curso teórico e prático de produção de imagens em movimento com ênfase no desenvolvimento do olhar, da linguagem e da expressão de cada aluno. Serão apresentados trabalhos de diversos artistas que pensam a videoarte à partir de formatos e estratégias distintas, a fim de proporcionar uma base histórica e contemporânea ao aluno. Entre estes artistas estão Dziga Vertov, Stan Brakhage, Nam June Paik, Bill Viola, Vito Acconci, Eija-Lisa Ahtila, Grada Kilomba, Chris Marker, Sophie Calle, Pippilotti Rist, Laurie Andersen, Amie Siegel, Shimon Attie, Shirin Neshat, Cao Fei, Rosangela Rennó, Sonia Andrade, Letícia Parente, Ana Pi, Barbara Wagner e Benjamin de Burca, entre outros.
Além dos trabalhos de artistas, serão discutidos textos de Stan Brakhage, André Parente e outros. Refletiremos sobre diversas questões, tais como edição x tempo real, vídeo e cinema, vídeo e corpo, vídeo como documentação de performance, a noção de transmídia, estruturas narrativas, narrativas lineares x narrativas em loop, apropriação de imagens, a relação com o espaço expositivo, ficção e documentário, autoficção, entre outros. Fundamentos básicos e técnicas de edição no software Premiére Pro também serão parte do programa.
Ao longo do curso, os alunos realizarão diversos exercícios em vídeo, visando o desenvolvimento de uma linguagem pessoal e o contato com o próprio processo de criação, que serão comentados pela professora e pela turma. Esses exercícios devem culminar num projeto final individual, a partir do conteúdo abordado e também da pesquisa de cada aluno. Ao final dos quatro meses, os alunos terão formado um corpo de trabalho autoral em vídeo.
Anna Costa e Silva (1988, Rio de Janeiro)
Mestre em Artes Visuais pela SVA, NY, recebeu prêmios como FOCO Bradesco ArtRio, Bolsa Funarte de Produção Artística e American Austrian Foundation Prize for Fine Arts. Entre 2014 e 2019, realizou 11 exposições individuais, entre elas “Assíntotas” na Caixa Cultural, “Ofereço Companhia” na Galeria Superfície, “Púrpura” uma experiência móvel pela cidade do Rio de Janeiro e “Éter” no Centro Cultural São Paulo, selecionado para a Mostra de Exposições, além de ter participado de diversas mostras coletivas. Em 2019, foi uma das finalistas do Premio Marcantonio Vilaça, e foi apontada pela SP Arte como uma das 20 artistas para 2020. Tem trabalhos em coleções públicas e particulares, entre elas o MAR- Museu de Arte do Rio
Começou sua trajetória dirigindo curtas metragens premiados, exibidos em 40 festivais pelo mundo e trabalhou como assistente de direção para diretores como Cacá Diegues, Jorge Durán e Marcos Prado. Dirigiu as séries documentais “Olhar” para o Canal Arte1 e “Os Ímpares” para o Canal Curta!.
Site com projetos desenvolvidos pela artista: http://annacostaesilva.com
DESCRITIVO DO CURSO
Curso online realizado por meio da plataforma ZOOM (uso prático e gratuito – acessar no site zoom.us). As aulas serão ao vivo. Todo conteúdo será gravado para que o participante que porventura perca algum encontro possa acessa-lo depois.
Período: 17 encontros online entre 30 de julho e 19 de novembro, às quintas-feiras, das 19h às 21h30.
Investimento: matrícula de R$ 600,00 até 30/07 + 03 parcelas de R$ 380,00 em 05/09, 05/10, 05/11. O pagamento deve ser por depósito bancário. No caso de cancelamento, não haverá devolução do valor pago caso o curso já tenha iniciado.
Inscrições: contato@fotoeditorial.com.br com Raquel Santos