PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE FOTOGRAFIA
SEGUNDO SEMESTRE DE 2021

AULAS COM EDER CHIODETTO, FABIANA BRUNO E CLAUDIA TAVARES

O Programa Interdisciplinar de Fotografia contempla no segundo semestre de 2021 uma série de três cursos propostos a partir de ancoragem metodológica destinada à criação fotográfica contemporânea. A proposta central do programa é proporcionar ao participante uma temporada dedicada à experimentação para motivar a descoberta de um eixo autoral para o desenvolvimento de projetos no campo da fotografia. Os cursos são constituídos por encontros semanais online e serão ministrados por três diferentes profissionais, oriundos de áreas como história da fotografia, curadoria, teoria da imagem, antropologia da imagem e história da arte. Cada um deles apresentará temas e metodologias de trabalho alinhados ao aprofundamento de estudos para formulação de conceito e criação de uma estética e poética fotográfica.

Os módulos estarão distribuídos ao longo do semestre da seguinte maneira:

FOTOFILMES 02, 09, 16 e 23 de agosto

Com Claudia Tavares – Fotofilmes são uma modalidade de apresentação de imagens fixas em sintonia com a montagem cinematográfica, integrando a linguagem da fotografia com a do cinema, transformando ensaios fotográficos em pequenos filmes. Esse modo de apresentação leva em consideração a montagem como elemento potencializador da expressão artística, contando com adições de outras camadas além das imagens fotográficas, tais como transições, narrações, sonorização e música. O ritmo de apresentação das sequências determina a narrativa, enfatizada pela duração das imagens na tela, pela transição entre elas e pela presença ou não de uma banda sonora. Os fotofilmes ampliam as possibilidades narrativas e de circulação da apresentação de um trabalho autoral.

1 – Apresentação de um breve histórico sobre os primeiros filmes feitos com imagens fotográficas, e os chamados “cinema de animação”.

2 – Exibição de fotofilmes atuais e discussão sobre algumas novas tecnologias utilizadas para construção dos filmes tais como time- lapse e stop motion.

3 – Aproximações e distâncias entre projeções de fotografias, fotolivros e fotofilmes.

4 – Os fotofilmes se alimentam do casamento entre som e imagem para potencializar o clima do filme e acentuar passagens e durações.

IMAGENS ENTRE PALAVRAS 30 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro

Com Eder Chiodetto – Calcado no estímulo à produção de séries e ensaios fotográficos autorais, nos encontros serão utilizados diversos métodos de leituras de imagens e edição que buscam tocar a essência do conceito e da forma do projeto de cada um dos integrantes dos grupos, visando o desenvolvimento e finalização dos trabalhos. Em paralelo, o curador irá apresentar um painel de trabalhos fotográficos de diversos autores com o intuito de levantar discussões acerca do estatuto da fotografia contemporânea. Chiodetto, Eder. Curadoria em Fotografia: da Pesquisa à Exposição – São Paulo: Ateliê Fotô / Funarte / Prata Design, 2013. Disponível gratuitamente em www.ederchiodetto.com.br

PALAVRAS ENTRE IMAGENS 04, 18, 25 de outubro e 08 de novembro

Com Fabiana Bruno – “Palavras entre Imagens” será ministrado em quatro encontros. Os integrantes do Programa terão como ponto de partida os projetos autorais préorganizados ou aqueles em fase de desenvolvimento e finalização e serão convidados a refletir e experimentar as intersecções palavras-imagens por meio de dinâmicas de ateliê. O intuito é estimular os processos de criação, por meio de diversas referências bibliográficas e exercícios de ateliê, e provocar um curto-circuito de trabalho em torno do pensamento e da escrita por e com imagens. Os participantes trabalharão com suas primeiras matrizes de imagens autorais na direção de uma escrita criativa com vistas à descoberta conceitual de seus projetos fotográficos.

TEMPORADA DE PROJETOS 22, 29 de novembro e 06 de dezembro

com Eder Chiodetto e Fabiana Bruno – Nesse período todos os integrantes do grupo deverão apresentar suas pesquisas autorais para o grupo visando o debate e, por conseguinte, a mentoria, para alinhamento de questões estéticas, conceituais, ideológicas e poéticas que perpassam os trabalhos.

Não haverá encontros nas seguintes datas:
06 de setembro, 11 de outubro (emendas de feriado)
15 de novembro (Proclamação da República)

DESCRITIVO DO PROGRAMA

Sede: Ateliê Fotô – Rua Paulistânia, 90 – sala 72, Sumarezinho, São Paulo
Plataforma: Encontros remotos via Zoom – o link será enviado a cada encontro, em torno de 19h20.
Período: 02 de agosto a 06 de dezembro
Investimento anual: 11 parcelas mensais de R$ 680,00 entre fevereiro e dezembro, com vencimento todo dia 5. O pagamento deve ser por depósito bancário. Integrantes que pretendam se desligar do Grupo devem avisar com antecedência, antes da virada do mês, para que a vaga seja preenchida por outra pessoa. Avisos no meio do mês implicam no pagamento da mensalidade corrente.

Inscrições: contato@fotoeditorial.com, com Raquel Santos