PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE FOTOGRAFIA
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

AULAS COM EDER CHIODETTO, FABIANA BRUNO E DANIEL JABLONSKI

O Programa Interdisciplinar de Fotografia contempla no primeiro semestre de 2022 uma série de três cursos propostos a partir de ancoragem metodológica destinada à criação fotográfica contemporânea. A proposta central do programa é proporcionar ao participante uma temporada dedicada à experimentação para motivar a descoberta de um eixo autoral para o desenvolvimento de projetos no campo da fotografia. Os cursos são constituídos por encontros semanais online e serão ministrados por três diferentes profissionais, oriundos de áreas como história da fotografia, curadoria, teoria da imagem, antropologia da imagem e filosofia. Cada um deles apresentará temas e metodologias de trabalho alinhados ao aprofundamento de estudos para formulação de conceito e criação de uma estética e poética fotográfica. Ao final do ano está prevista uma publicação dos trabalhos dos integrantes do grupo pela Fotô Editorial.

Os módulos estarão distribuídos ao longo do primeiro semestre da seguinte maneira:

21 DE FEVEREIRO: ABERTURA DO CURSO com Eder Chiodetto e Fabiana Bruno

PALAVRAS ENTRE IMAGENS 07, 14, 21 e 28 de março

Com Fabiana Bruno – “Palavras entre Imagens” será ministrado em quatro encontros. Os integrantes do Programa terão como ponto de partida os projetos autorais pré-organizados ou aqueles em fase de desenvolvimento e finalização e serão convidados a refletir e experimentar as intersecções palavras-imagens por meio de dinâmicas de ateliê. O intuito é estimular os processos de criação, por meio de diversas referências bibliográficas e exercícios de ateliê, e provocar um curto-circuito de trabalho em torno do pensamento e da escrita por e com imagens. Os participantes trabalharão com suas primeiras matrizes de imagens autorais na direção de uma escrita criativa com vistas à descoberta conceitual de seus projetos fotográficos.

IMAGENS ENTRE PALAVRAS 04, 11, 18 e 25 de abril

Com Eder Chiodetto – Calcado no estímulo à produção de séries e ensaios fotográficos autorais, nos encontros serão utilizados diversos métodos de leituras de imagens e edição que buscam tocar a essência do conceito e da forma do projeto de cada um dos integrantes dos grupos, visando o desenvolvimento e finalização dos trabalhos. Chiodetto, Eder. Curadoria em Fotografia: da Pesquisa à Exposição – São Paulo: Ateliê Fotô / Funarte / Prata Design, 2013. Disponível gratuitamente em www.fotoeditorial.com

REPERTÓRIO 02, 09, 16 E 23 DE MAIO

Com Daniel Jablonski – Por meio de vasto material iconográfico e bibliográfico, o curso pretender retraçar a origem, histórica e conceitual, do museu e da crítica de arte, em um arco que vai do fim do século 18 a meados do 20. Pretende-se, com isso, sugerir que a exibição e o julgamento de uma obra de arte podem ser tão importantes quanto o ato criador que lhe deu origem. Analisar tais “atos de recepção” implica ir além do espaço privatizado e mistificado do ateliê do artista e fazer uma série de perguntas que extrapolam o fazer artístico, a saber: quem decide o que se mostra ou não em uma exposição? O ainda, quem decide o que entra ou não para os livros de história? Trata-se, em suma, de refletir criticamente sobre os mecanismos, problemas e impasses que estão ainda hoje na base de nossas políticas de legitimação / exibição da arte. Mas também, no caminho, de reencontrar o caráter aberto e público da História da Arte. Longe de limitar-se a uma narrativa de indivíduos isolados em suas mentes, em suas obras, em suas casas, esta é, na realidade, uma história aberta ao público. É, de certa forma, um espelho da história da própria noção de esfera pública.

TEMPORADA DE PROJETOS 06, 13, 20 e 27 de junho

Com Eder Chiodetto e Fabiana Bruno – Nesse período todos os integrantes do grupo deverão apresentar suas pesquisas autorais para o grupo visando o debate e, por conseguinte, a mentoria, para alinhamento de questões estéticas, conceituais, ideológicas e poéticas que perpassam os trabalhos.

DESCRITIVO DO PROGRAMA

Plataforma: Encontros remotos via Zoom – o link será enviado a cada encontro, em torno de 19h20.
Período: 21 de fevereiro a 27 de junho
Investimento anual: 11 parcelas mensais de R$ 750,00 entre fevereiro e dezembro, com vencimento todo dia 5. O pagamento deve ser por depósito bancário. Integrantes que pretendam se desligar do Grupo devem avisar com antecedência, antes da virada do mês, para que a vaga seja preenchida por outra pessoa. Avisos no meio do mês implicam no pagamento da mensalidade corrente.
Inscrições: contato@fotoeditorial.com, com Raquel Santos