EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA EM BONITO (MS) COM O CURADOR EDER CHIODETTO

Rio Formoso

Objetivo: Estimular a produção fotográfica aliada à reflexão sobre fotografia de paisagem. Todes fotógrafes irão produzir imagens que serão editadas em reuniões de edição com o curador Eder Chiodetto. O foco estará na produção de ensaios que priorizem uma fotografia de caráter autoral e sensorial, a partir de conceitos traçados pelo curador com o grupo. Haverá também leitura dos portfólios de todes participantes que quiserem apresentar trabalhos já realizados (não obrigatório).
O encontro se dará em Bonito, no Mato Grosso do Sul, um dos locais de paisagens naturais mais exuberantes do Brasil. Montanhas, cachoeiras, grutas e rios, na Serra da Bodoquena, serão o cenário para que cada participante desenvolva núcleos de ensaios fotográficos. O workshop é proposto para fotógrafes e amantes da imagem de todos os níveis, sem restrição, podendo acolher também acompanhantes que não fotografem.

Gruta do Mimoso

CRONOGRAMA

15/05 – Domingo Chegada em Campo Grande – Check-in no Hotel Orla Morena Park
Hotel – ou similar – a partir das 14h.

20h – Jantar em restaurante local a ser definido. Momento de
conhecermos todo o grupo.

16/05 – Segunda

07h – Café da Manhã.
08h – Saída de van para Bonito (300 km).
12h – Chegada a Bonito. Check-in no hotel Marruá.
13h – Almoço em Bonito.
15h – Saída fotográfica e contemplação da Gruta de São Mateus. Formação geológica repleta de estalactites, estalagmites, travertivos e cortinas. As formas naturais da gruta darão a senha para discutirmos a produção de ensaios fotográficos a serem criados na semana.
18h30 – Palestra de Eder Chiodetto no hotel para alinhar os trabalhos a serem feitos na expedição.
20h – Jantar livre a combinar local com o grupo.

17/05 – Terça

07h – Café da manhã no hotel.
08h – Saída fotográfica para Cachoeiras da Boca da Onça onde poderemos visitar a maior cachoeira do MS no cânion do Rio Salobra, com 156 metros de queda, em meio ao último resquício de Mata Atlântica do centro–oeste. Serão 6,5 km de caminhada com várias paradas entre cachoeiras e cascatas.
12h30 – Almoço regional no local (já incluído).
16h30 – Retorno ao hotel e leitura de portfólios com Eder Chiodetto.
20h30 – Jantar em Bonito.

18/05 – Quarta

07h – Café da manhã no hotel.
09h – Saída Fotográfica para Passeio de barco e Flutuação na Barra do Sucuri – o 3o rio mais cristalino do mundo. Para a flutuação será cedido roupa especial e snorkel.

O que é flutuação? A atividade é feita por cima da água, como se você estivesse boiando de barriga para baixo. Não é necessário saber nadar, a atividade é realizada com um colete salva vidas que auxilia na flutuação. Há a opção de fazer o trajeto de barco, sem entrar na água.

13h – Almoço em local a ser definido.
15h – Encontro com o curador Eder Chiodetto para análise de
portfólios e início da edição das fotografias feitas na expedição.
20h – Jantar em Bonito.

19/05 – Quinta Café da manhã no hotel

Manhã dedicada a leituras de portfólio e edição de imagens realizadas até aqui com Eder.

12h – Almoço
12h50 – Saída fotográfica para Gruta do Mimoso, com um lago de água azul profundo e formações geológicas singulares. Devido a proximidade com o Pantanal, observaremos a mistura de flora e fauna de dois biomas distintos. Faremos flutuação (opcional).
17h – Retorno ao hotel. Amostragem de fotolivros editados por Eder Chiodetto.
20h – Jantar livre.

20/05 – Sexta

07h – Café da manhã no hotel.
08h – Saída fotográfica com flutuação no Rio da Prata (ver descritivo abaixo).
12h – Almoço regional no local (já incluído).
13h – Observação de pássaros no Buraco das Araras, na maior dolina da América do Sul.
20h – Jantar em Bonito.

21/05 – Sábado

07h- Café da manhã no hotel.
09h – Encontro com o curador Eder Chiodetto para o trabalho de edição final das fotografias. Será agendado horário com cada participante para edição individual. Quem estiver liberado pode circular pela cidade e conhecer, por exemplo, uma fábrica de cerâmica incrível. Ver http://uduceramica.com.br/
13h – Almoço do grupo em Bonito.
15h – Continuação da edição das fotos dos participantes. Quem já editou tem tarde livre para passear na cidade.
19h – Apresentação com projeção pelo curador Eder Chiodetto dos trabalhos realizados na expedição por todes fotógrafes.
20h – Jantar e celebração de despedida da expedição.

22/05 – Domingo

Café da manhã no hotel.

Traslado até Campo Grande / aeroporto. O ideal é que os voos de retorno para os estados dos participantes sejam após meio-dia para otimização do transporte. Fim da expedição.

Flutuação Rio Sucuri – com roupa de neoprene e snorkel. Mesmo quem não sabe nadar pode usufruir de uma das experiências mais marcantes.

Hotéis

– 01 (uma) diária no Hotel Orla Morena Park Hotel em Campo Grande (ou similar) – www.orla-morena-park.campogrande-hotels.com

– 06 (seis) diárias, em Bonito, no Marruá Hotel (ou similar) – https://www.marruahotel.com.br/

Refeições

– Os cafés da manhã nos hotéis e os almoços na Boca da Onça e no Rio da Prata estão incluídos no pacote. O restante das refeições será por conta de cada participante.

Traslados e passeios

Haverá uma van exclusiva contratada para os deslocamentos em grupo. Todas as tarifas para os passeios das saídas fotográficas, bem como guias locais, equipamentos quando necessários para realização de atividades, estão incluídos no valor do pacote. Todos os passeios serão feitos com acompanhamento de guias especializados.

Detalhes das saídas fotográficas

Gruta São Mateus:

Localizado a 4 km de Bonito, a Gruta de São Mateus é um passeio contemplativo por dentro de uma caverna, que tem entrada e saída distintas. Dentro da gruta há 60 degraus, iluminação artificial que se auxilia também com as lanternas, o que gera bons efeitos para se fotografar. O visitante terá a oportunidade de contemplar e fotografar a mata da região durante a trilha. No interior da gruta há belas formações espeleológicas como estalactites, estalagmites, cortinas, colunas e coralóides.

Cachoeiras Boca da Onça:

O passeio é composto de caminhada por trilha pela mata preservada, passando por cachoeiras cristalinas, pelo cênico Rio Salobra, por pontos de banhos em piscinas naturais e pela mais alta cachoeira do Estado: a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura. São nove cachoeiras no total. Durante a caminhada, há quatro paradas para banho. A trilha exige um pouco mais de esforço físico, devido à escadaria com 886 degraus. Vale destacar a Cachoeira do Buraco do Macaco entre os oito pontos de visitação.

Barra do Sucuri:

A flutuação na Barra do Sucuri, que tem uma das águas mais cristalinas do mundo, é feita a partir de um passeio de barco em que poderemos contemplar a fauna e a flora da mata ciliar. Subiremos o Rio Sucuri por cerca de 1,3 km para então iniciarmos a flutuação. Os fotógrafos terão a oportunidade de avistar muitos cardumes de peixes e a vegetação subaquática de beleza singular. A descida pelo rio, pode ser feita também em cima do barco de apoio onde estará o
guia local, que sempre estará acompanhando durante o percurso. Recomenda-se câmeras a prova d’água para essa expedição.

Gruta do Mimoso:

A Gruta do Mimoso é, na verdade, uma caverna parcialmente submersa. O local é considerado uma das cavernas mais lindas do mundo, devido à presença de formações rochosas únicas em seu interior. Apenas esse ano foi liberado o acesso a ela. Na gruta existem três grandes salões e um lago para mergulho de mais de 70 metros. Os destaques do atrativo são as estalactites e cones de formações calcárias com quase oito metros de altura.

Flutuação Rio da Prata:

Localizado a 45 Km de Bonito, o Passeio de Flutuação no Rio da Prata começa na recepção do atrativo com orientações e entrega de equipamentos para a realização do passeio. A caminhada será por trilha na Reserva Particular do Patrimônio Natural (em torno de 2,2 Km) e flutuação nos Rios Olho d`Água (por
cerca de 1.800 metros). No término da flutuação no Rio da Prata, o transporte nos levará de volta à sede da fazenda onde será o almoço.
O visitante terá a oportunidade de avistar imensos cardumes de peixes e a belíssima vegetação aquática. Equipamento a prova d’água para fotografar e filmar gera excelentes imagens.
Ao final da flutuação no Rio da Prata, os visitantes voltam à sede da fazenda para o almoço já incluído na tarifa, que tem um cardápio típico sul-mato-grossense com pratos quentes, saladas e doces artesanais.

Buraco das Araras:

Trilha de 900 m. em torno da dolina que tem 600 m. de circunferência e 100 m. de profundidade. Em meio ao cerrado observaremos uma imensa cratera de arenito, habitat natural de várias aves, com grande destaque para as Araras Vermelhas. Uso obrigatório de tênis.

Demais informações

Vagas:
Mínimo de 06 e máximo de 12 participantes.

Valor do investimento:
– R$ 7.300,00 por pessoa em quarto individual
– R$ 6.800,00 por pessoa em quarto duplo
– Consulte-nos sobre quarto triplo

Forma de pagamento:
30% na reserva da vaga, 40% em 29/04 e 30% em 10/05/2022. Pagamento via depósito bancário (PIX CPF 084.997.888-23)

Política de cancelamento:
70% do valor pago será reembolsado se solicitado até 25/04/2022. 50% até 05/05/2022. Após esse período, não haverá reembolso, mas o desistente poderá usufruir de desconto parcial em outra expedição. Caso não se atinja o número mínimo de participantes, ou por algum outro motivo, a viagem precise ser cancelada, o reembolso será integral.

O que está incluído no valor:
Transporte terrestre de van a partir de 15/05; hospedagem com café da manhã; dois almoços conforme descrito no roteiro; todos os passeios citados no cronograma com equipamentos necessários para flutuação, guias credenciados em todas as atividades, transporte terrestre, palestras e leituras de portfólio com Eder Chiodetto.

O que não está incluído no valor:
Passagem aérea, gorjetas, bebidas, refeições além das incluídas nos passeios para a Boca da Onça e Rio da Prata, seguros e demais serviços não mencionados.

Pré-requisito e recomendações:
Já ter alguma experiência em fotografia. Levar equipamento próprio. Ser maior de 18 anos ou, se menor, estar acompanhado de responsável. Nas saídas fotográficas com flutuação de snorkel (não precisa levar, haverá equipamento nos locais), recomenda-se fortemente o uso de câmeras fotográficas à prova d’água (smartphone protegido, por exemplo). Levar opções de roupas para banho, casaco leve, repelente, roupa leve para caminhar em trilha, tênis, protetor solar, óculos de sol, boné, meias longas, calça legging, mochila e garrafa térmica d’água.

Leituras de Portfólio:
Os fotógrafos deverão levar até 50 fotografias impressas (de preferência cópias simples no formato 10 x 15 cm) de projetos já realizados ou em desenvolvimento para serem analisadas pelo curador Eder Chiodetto. Para a visualização de imagens realizadas na viagem, os fotógrafos deverão levar laptops, se possível com programa Adobe Bridge para edição e pen drives ou HD.

Informações e inscrições:
com Raquel no e-mail contato@fotoeditorial.com ou com Eder no e-mail echiodetto@gmail.com e whatsapp (11) 98339-4401